tratamentos
ROPA (Maternidade Partilhada)
O método ROPA (Reception of Oocytes from Partner – Receção de ovócitos da parceira) possibilita que um casal de mulheres partilhe o processo de maternidade.
Enquanto uma das mulheres é responsável pela doação dos ovócitos, a outra recebe o(s) embrião(ões) resultante(s) do tratamento– Fertilização Recíproca.
Indicações:
- Casais de mulheres que pretendam maternidade partilhada.
Procedimento
Inicia-se o processo com o estudo ginecológico completo a ambos os elementos do casal, sendo definido o papel que cada uma irá adotar.
A parceira que será a dadora dos ovócitos é submetida a estimulação ovárica idêntica ao de uma fertilização in vitro convencional – recurso a medicação injetável de forma a levar ao desenvolvimento e maturação folicular e permitir a obtenção de um maior número de ovócitos.
Paralelamente, a mulher recetora do embrião é também preparada a nível uterino para obtenção da espessura correta do endométrio para implantação.
A punção ovárica é agendada quando os folículos atingem o tamanho adequado. Nesse dia, após a colheita dos ovócitos, e com recurso a espermatozoides de dador, faz-se a fertilização in vitro (FIV). A evolução dos embriões é avaliada até ao dia da transferência, momento no qual se coloca um ou dois embriões no útero da recetora.
O teste de beta-hCG é realizado 12 dias após a transferência para confirmação da gravidez.
Em alternativa, os embriões obtidos poderão ser criopreservados e transferidos posteriormente num ciclo de transferência de embriões criopreservados para o útero da mulher recetora.
Fale Connosco
Entre em contacto connosco para o esclarecimento de qualquer questão, sem compromisso.
Tentaremos responder o mais brevemente possível.
CEIE ©2024 Todos os direitos reservados